CLI Linha de comando de Interface

CLI Linha de comando de Interface



Uma interface de linha de comando (CLI) é um meio de interação com um programa de computador onde o usuário (ou cliente) emite comandos para um programa na forma de sucessivas linhas de texto (linhas de comando).

A interface de linha de comando evoluiu de uma forma de diálogo, uma vez realizada por seres humanos mais teleprinter máquinas, em que operadores humanos trocaram informações remotamente, geralmente uma linha de texto por vez. Os primeiros sistemas de computador utilizados frequentemente as máquinas de telex como meio de interacção com um operador humano. O computador tornou-se uma das extremidades do modelo de tele-tipo humano para humano. Portanto, em vez de um ser humano a comunicar com outro humano ao longo de um telex, de um ser humano comunicados com um computador.

Em tempo, o tele-tipo real mecânica foi substituído por um de vidro tty (teclado e tela, mas emulando o tele-tipo , e depois por um terminal (onde o software de computador poderia resolver tudo da tela, em vez de apenas imprimir linhas sucessivas).

Devido à sua natureza baseada em texto, uma interface de linha de comando é muitas vezes confundida com a interface de usuário baseada em texto, uma espécie de interface de usuário que usa apenas o texto, mas não necessariamente apresentados em linhas sucessivas. O texto pode ser formatado e aparecer em localizações fixas em uma tela de terminal de computador, em vez de apenas aparecendo em linhas sucessivas.

O CLI foi o principal meio de interação humana com a maioria dos sistemas operacionais mais antigos, [discutir], incluindo MS-DOS, CP / M, Unix e DOS Apple. A interface é geralmente implementada com um escudo de linha de comando, que é um programa que aceita comandos de entrada de texto e converte os comandos para as funções do sistema operativo apropriadas.

Alternativas para a linha de comando incluem, mas não estão limitados a menus (ver IBM AIX SMIT por exemplo) e metáforas mesa várias centradas no ponteiro (geralmente controlado com um rato).

Hoje, [quando?] De linha de comando interfaces para um sistema operacional de computador são menos utilizadas por usuários de computador casuais, que preferem interfaces gráficas de usuário.

Linha de comando interfaces são ainda muitas vezes preferido por usuários mais avançados de computador, já que muitas vezes fornecem uma forma mais concisa e eficiente de controlar um programa ou sistema operacional.

Programas com linha de comando interfaces são muito mais fáceis de automatizar através de scripts.

Vantagens da CLI:

A maioria das pessoas, que têm tecnologia de computador como uma carreira são familiarizados com o uso dessa interface, especialmente se eles têm um fundo * nix.

-Requer um limite inferior para a interface. Isso significa que um programa relativamente simples, como telnet (disponíveis quase em todas as máquinas) é tudo que você precisa para fazer a interface via CLI.

-Fácil de integrar com o script, e outras interfaces programáticas.

-Eles podem ser muito poderosa nas mãos certas. Tubulação vários comandos em conjunto, analisar feedback, etc

-Muitos dos executáveis ??CLI mais comuns no mundo * nix são consistentemente mantido, então não há muita consistência entre os sistemas.
Desvantagens da CLI:

-Não intuitivo, especialmente para um usuário leigo.

-Sem mídia.

-Complexas combinações pode ser difícil de lembrar, e mais lento para escrever (mas que está em uma tarefa por base tarefa, como muitas vezes você pode executar tarefas mais rapidamente com CLI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como mapear permanentemente uma unidade de rede no Ubuntu

Instalando e Configurando o Citrix XenServer 6.5 - Parte 1

Comandos básicos para o editor VI